Espaço Snoezelen

A palavra Snoezelen deriva de duas palavras holandesas: “Snuffelen” – cheirar e “Doezelen”- relaxar.

Surge pela primeira vez no início dos anos 80 pela mão de dois terapeutas holandesas, Jan Hulsegge e Ad Verheul, que observaram respostas positivas em pessoas com deficiência com quem trabalhavam, quando estas eram inseridas num ambiente sensorial devidamente criado.

Actualmente, o Snoezelen ganhou popularidade e tem-se aperfeiçoado de uma maneira impressionante, tendo sido possível reconhecer-se os seus benefícios.

O Snoezelen – terapia não farmacológica e não invasiva – é uma abordagem multissensorial que está a modificar a visão do mundo sobre formas alternativas de cuidar pessoas com necessidades especiais, sendo considerado um recurso fundamental para melhorar a qualidade de vida. Se por um lado, a terapia Snoezelen proporciona a exploração e descoberta dos sentidos, por outro lad, é um poderoso mecanismo de promoção do relaxamento e bem-estar convergindo de forma significativa para a qualidade de vida de quem apresenta comprometimento cognitivo, demência ou problemas de desenvolvimento.

O Snoezelen tem como principais objectivos explorar, sentir, perceber e identificar as sensações e percepções que se obtêm através do próprio corpo e da realidade exterior.

Podemos enumerar como benefícios da terapia Snoezelen:

– Estimula os sentidos primários: tato, olfato, visão, audição e degustação.
– Aperfeiçoa os sentidos do sistema vestibular e proprioceptivo.
– Ajuda a aliviar e controlar a dor aguda e/ou crónica.
– Ajuda a controlar o espasmo muscular, aliviando a espasticidade.
– Reduz comportamentos agressivos e socialmente inadequados.
– Proporciona conforto, através de um ambiente agradável, livre de reprovação e stress.
– Promove o relaxamento físico e mental, o lazer, a diversão e as emoções positivas.
– Incentiva a motivação e o processo de (re)aprendizagem.
– Melhora e aumenta a capacidade de concentração, pensamento, raciocínio e fortalecimento da auto-estima.
– Promove o desenvolvimento da capacidade de concentração, linguística e sensorial.
– Diminui a frequência e a gravidade do comportamento sintomático (tensão, ansiedade e agitação).
– Incentiva as relações interpessoais, comunicativas e sociais.
– Desperta a curiosidade e possibilita a independência.

Embora tenha sido inicialmente utilizada como actividade específica para a deficiência mental profunda, actualmente a terapia Snoezelen não se destina exclusivamente a este grupo de pessoas. As investigações

demonstram resultados positivos para todos os diagnósticos e para todos os utentes.
A terapia Snoezelen é utilizada em pessoas com deficiência a nível das dificuldades de aprendizagem, nas patologias degenerativas, na dor crónica, na gravidez, sendo muito utilizado pela população em geral como antídoto ao stress.

Assim sendo, beneficiam de uma investigação Snoezelen:

– Crianças, jovens e adultos  com deficiência.
– Pessoas com doenças degenerativas (doença de Alzheimer, etc.).
– Pessoas que tenham sofrido de AVCs.
– Pessoas que sofrem de ansiedade (geral ou patológica).
– Pessoas que sofrem de Síndrome do Burnout (o conhecido esgotamento profissional).
– Pessoas que sofrem de Síndrome do Pânico.
– Pessoas que sofrem de Síndrome Pós-traumático.
– Pessoas que apenas pretendem relaxar e esquecer os problemas do quotidiano.
– Doentes Oncológicos.
– Mulheres com depressão pós-parto e/ou com dificuldades na amamentação.
A sala Snoezelen é uma sala multi-sensorial, que proporciona um ambiente confortável e não ameaçador. Equipada com material para a estimulação sensorial, são disponibilizados diversos objectos com o intuito de serem explorados e admirados pelo utente.
Os diversos benefícios observados, tem feito com que as salas Snoezelen estejam hoje presentes em todo o mundo, sendo encontradas em lares de idosos, centro de dia, instituições de apoio a pessoas com deficiências, hospitais, escolas, creches, centros de saúde e muitas outras entidades.
Dado o elevado nível de dependência nas pessoas com deficiência (crianças, jovens e adultos) e na maioria os idosos, torna-se cada vez mais urgente encontrar alternativas e complementos às terapias tradicionais ( psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, terapia ocupacional, entre outras) de forma a proporcionar uma melhoria na qualidade de vida nas pessoas.
Os resultados positivos, relevados pela investigação na área da estimulação sensorial têm contribuído para a crescente importância da terapia Snoezelen enquanto terapia complementar à intervenção clínica e reabilitação.
Desta forma, a MindSenses – Espaço Snoezelen e Serviços Terapêuticos, disponibiliza uma sala equipada de intervenção sensorial avançada ao alcance de todas as pessoas, independente da sua idade e patologia.
Os utentes da sala Snoezelen poderão encontrar fibras óticas, colunas de água com bolhas, espelhos, projeções e efeitos visuais, sofá vibratório, cama de água quente, materiais com diversas texturas, luzes e fragrâncias, música relaxante, entre muitos outros materiais.
A variedade de actividades que a sala Snoezelen oferece permite que a terapia seja única e personalizada a cada indivíduo, permitindo explorar as suas necessidades e preferências. Através do uso de estímulos controlados que são usados de forma individual ou combinada – da música, dos efeitos luminosos, das vibrações suaves, das sensações táteis e do uso de cheiros e de aromas – para além dos efeitos terapêuticos positivos alcançados, é possível promover a autonomia, a descoberta e a exploração.

Venha conhecer a nossa sala Snoezelen. Para mais informações sobre os nossos serviços contacte-nos, pois temos ao seu dispor uma equipa de profissionais disponível a ajudá-lo.

Logo Mindsenses

Morada
Rua D. António José Cordeiro n.º 12 R/C B
Forca. Glória-Vera Cruz. 3800-003 Aveiro

Contactos
(+351) 234 025 444
(+351) 912 868 793
geral@mindsenses.pt
www.mindsenses.pt

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta:
10h00 – 12H30
14h30 – 20h00

Sábado:
10h00 – 13h00

Entre em contacto com a MindSenses.